Criar uma Loja Virtual Grátis
Human Revolution

Rating: 2.0/5 (109 votos)




ONLINE
1




Total de visitas: 10099
Casemod

Casemod

Para quem goste de costumizar o seu proprio gabinete do seu proprio geito.

         O que é casemod:

       Casemod (ou case mod) consiste em realizar modificações, estéticas ou funcionais, em computadores. O termo é originado da língua inglesa, formado pela junção de "Case" (que significa caixa, gabinete) e "Mod" (significa a contração de modificação). Na maioria dos casos, estas modificações são realizadas nos gabinetes, mas não raro monitores, teclados, mouses e outros periféricos podem sofrer modificações.

 

Ferramentas para Casemod Por Mauricio

 

São usados vários tipos de ferramentas manuais e elétricas, algumas disponíveis na caixa de ferramentas da casa, outras menos comuns, servem para trabalhos mais específicos.

 

Usando o mínimo das ferramentas básicas, é possível desmontar completamente uma CPU tradicional ou trocar suas partes e peças, mas com ferramentas apropriadas, pode-se literalmente criar uma nova CPU.

 

As ferramentas básicas são bem conhecidas, como chave de fenda, chave philips, chave torx, chave allen, alicate, pinça, martelo, serra, furadeira, pistola de cola quente, lixa, lima, rebite pop, ferro de solda, multímetro e outras.

 

Algumas ferramentas básicas
Foto: Wander Ferraz

 

Ferramentas para trabalhos específicos possibilitam grandes modificações e deixam um ótimo acabamento, as mais usadas são: micro retífica, serra tico-tico, serra de copo para furadeiras e aerógrafo para pinturas. 

Micro retífica
Foto: Wander Ferraz

 

A mais importante e funcional é a micro retífica, ferramenta elétrica que funciona como uma furadeira de altíssima rotação, onde pode-se acoplar pontas para cortar, gravar, esculpir, lixar, polir, fresar e esmerilhar. Tudo isso com muita precisão, graças o seu tamanho relativamente pequeno e sua estrutura ergonômica que se adapta à mão. Veja no link a seguir um livro muito interessante produzido pelo fabricate de uma dessas ferramentas para demonstrar e exemplificar algumas de suas inúmeras aplicações, não apenas para os casemodders: https://www.dremel.com.br/manuais/Livro_projetos_para_imaginacao.pdf.

 

Micro retífica cortando o gabinete
Foto: Roger Fritzke

 

É muito importante lembrar que qualquer ferramentas somente devem ser manuseada por um adulto ou sob sua supervisão, utilizando sempre equipamentos de proteção invididual, como óculos, máscaras, luvas, coletes e o que mais for necessário para maior segurança.

 

Serra de copo para corte circular
Foto: Roger Fritzke

 

Por Mauricio.

Montagem de Fonte Secundária Por Giovanni Baisi (Rusky®)

Primeiro desmontei todo o meu gabinete, verifiquei cada buraco onde poderia passar os fios para que não ficassem a mostra e também não atrapalhasse na ventilação sendo que é um gabinete antigo e não tem o espaço atrás da placa mãe para passar cabos como os gabinetes novos. Depois procurei um lugar onde poderia encaixar a fonte auxiliar (essa seria usada para as fans e os leds do gabinete). Peguei uma fonte comum ATX do modelo antigo, aquelas pequenas, pois sabia que iria caber onde estava pretendendo. Desmontei a fonte e verifiquei onde estavam os fios: Verde e Preto, necessários para ligar à mesma. Os cortei e emendei a um cabo um pouco maior para que chegassem até a parte de trás do gabinete onde será inserido um plug liga/desliga. Escolhi um cabo de uma fonte AT para fazer a ligação dos fios de energia dessa fonte auxiliar, pois o mesmo tem os terminais bem acabados na sua extremidade, com isso não será necessário solda-los no plug de energia que ficará ao lado do plug liga/desliga. Fiz a ligação do fio terra também nesse cabo de fonte AT. Vide foto abaixo.

       Após a emenda foi só parafusar o fio terra no lugar e isolar os outros fios, para isso usei fita isolante preta comum. Depois foi só arrumar o cabo que foi adaptado dentro da fonte para que passe pelos dissipadores sem encostar nos mesmo. Aproveitei também para enrolar o fio da fan que foi adicionada no lugar da original. Essa fan além de ser mais silenciosa, foi colocada invertida, pois ao invés de jogar o ar para fora, ela joga o ar para dentro da fonte, o que irei explicar mais a frente. Vide fotos a baixo.


Como essa é uma fonte auxiliar, não precisará dos cabos a mais que continham no chicote de energia para a placa mãe. Cortei um a um em diferentes tamanhos para que não encostassem um no outro e provocassem curtos, os envolvi com abraçadeira e apertei bem para que ficassem na posição correta, além disso, os envolvi com um termo retrátil com cola. Deixei apenas os cabos molex soltos. Vide foto a baixo.

Como já tinha um lugar pré-definido para a fonte auxiliar, fiz as medidas necessárias e os furos na tampa da fonte para a fixação da mesma no gabinete com o auxilio de uma furadeira e broca para ferro. Vide foto a baixo.

Com a tampa já furada apenas fixei com cola quente na parte de dentro dos furos as chapinhas com rosca que cortei de um drive de CD antigo que tinha para utilizá-las como porcas para a fixação da fonte no gabinete. Vide foto a baixo.

Com a fonte pronta para ser fechada, separei os cabos de energia dos cabos molex. Os cabos de energia e do plug liga/desliga, irão para a parte de trás do gabinete com isso os envolvi em um termo retrátil com cola fazendo destes um único cabo. Os cabos molex foram separados dois pra cada lado e envolvidos com um spiraflex na saída da fonte. Vide foto a baixo.


Todas as Fans utilizadas no projeto do meu Casemod têm terminais fêmeas de três pinos para serem conectadas a placa mãe. Com isso, substitui todos os cabos molex da fonte secundaria para terminais machos de três pinos, feita essa modificação reduzi o volume de cabos e conexões dentro do gabinete. Vide foto a baixo.

Para melhor organização dos cabos, utilizei um spiraflex envolvendo os cabos da fonte utilizados para energia junto com os cabos da fonte utilizados para ligação das fans. Vide foto a baixo.

Depois de concluída essas etapas, foi só fixar a fonte no seu lugar dentro do gabinete. O local escolhido foi à parte de dentro da torre onde fixa os HD’s, logo a baixo de onde fica o lugar para se colocar os antigos disquetes. A fonte foi colocada com a fan virada para parte da frente do gabinete, pois o mesmo possui uma fan de 120 mm que joga o ar para dentro, fazendo com que a fonte capte todo ar frio de fora e utilize para o seu resfriamento. (Por isso que a fan da fonte foi instalada invertida) e a fonte sendo pequena, não será necessária a pintura e ficará escondida, não atrapalhando o fluxo de ar. Vide foto a baixo.

No mesmo lugar só que na parte de fora foi adicionado um Desumidificador de Gabinete, para que reduza consideravelmente a humidade interna do mesmo, esse foi preso com uma abraçadeira de plástico, pois se for preciso retirar a fonte para algum reparo, será necessária sua remoção. Além de também esconder os parafusos que prendem a fonte secundaria ao gabinete. Vide foto a baixo.

Deixei um cabo suficientemente grande para que possa chegar até a parte de trás do gabinete, onde foi inserido um plug macho desses normais de fonte e também um botão liga/desliga pra que essa fonte auxiliar fique independente da fonte primária, sendo ligada apenas quando precisar. O local escolhido para a adaptação dos plugs foi ao lado das saídas PCI do gabinete, pois aproveitei dois buracos que tinham nessa parte e utilizei uma micro-retifica para alargar um deles onde foi adaptado o plug de fonte e utilizei uma furadeira com broca para aço rápido de 4mm para fazer os furos onde serão instalados os parafusos de fixação, o outro inseri o plug liga/desliga, adaptando uma plaquinha metálica em sua extremidade para poder instalar os parafusos de fixação e aproveitar os furos já existentes no gabinete, já que minha placa mãe não utiliza essas saídas PCI. Para prender os plugs no gabinete utilizei parafusos alen com porcas. O cabo escolhido para fazer a ligação do plug à fonte foi de uma fonte AT, foi preciso cortar apenas um dos quatro cabos que existem no interior dele (nesse caso escolhi cortar o marrom), pois o cabo já tem nas pontas os terminais necessários e devidamente isolados para o encaixe na parte de trás do plug sem a necessidade de soldas ou algo do tipo. Esse plug por sua vez terá conectado a ele o cabo de energia de uma fonte normal pelo lado externo do gabinete. Vide fotos a baixo.


Por Giovanni Baisi (Rusky®). Fotos: Giovanni Baisi

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional